QUAL É O PAPEL DA ARQUITETURA ?
- Arkie +
- 4 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Olá! Hoje vamos falar um pouco sobre o papel da arquitetura no mundo!
Como citamos no post anterior, arquitetura é para todos, e está presente em tudo no nosso dia a dia!! Desde os primórdios, no período da idade das pedras, os homens descobriram meios de se abrigar, utilizando materiais como pedras, folhagens e madeira, surgindo assim a arquitetura rudimentar.

Estruturas pré-históricas Stonehenge • Inglaterra
Atualmente essa área envolve segurança, acessibilidade, economia, conforto e sustentabilidade, itens essenciais para o desenvolvimento urbano e para a habitação social. Cidades e seus edifícios, quando bem projetados e construídos, garantem mais saúde e bem-estar para a população.

A arquitetura pode ser vista em diversas áreas como:
Urbanismo: trata-se de projetos que visam o planejamento de uma cidade, uma região ou um bairro, facilitando assim a vida dos moradores do local.
Restauração: recuperação de construções antigas e patrimônios históricos buscando manter a integridade e as características originais da edificação.
Paisagismo: desenvolvimento de projetos visando não somente o bem-estar e a beleza, mas também a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Arquitetura das construções: a área de projetar, desenhar, colocar as ideias no papel! Nesta área o arquiteto projeta casas, hospitais, clínicas, mercados, oficinas, entre outros. Para isso, ele precisa ter total conhecimento sobre materiais e técnicas para aplicação.
Interiores: projeto para distribuição e melhor organização dos espaços internos de uma construção. Podendo ser residencial ou comercial.
Acompanhamento e administração de obra: nesta área, o arquiteto é responsável por acompanhar e administrar a construção para que saia de acordo com o que foi projetado. É responsável também pela qualidade de execução e por manter a segurança em todo o processo.

Os ambientes que convivemos afetam diretamente nossos sentidos despertando sensações. O papel do arquiteto é harmonizar os ambientes levando bem estar a sociedade sempre buscando soluções eficientes para cada projeto, considerando aspectos como funcionalidade e estética visando o bem comum. Em projetos residenciais, o mais importante é captar a necessidade do cliente e traduzir sua identidade no espaço. Já nos projetos comerciais as soluções são desenvolvidas para o cliente final, buscando criar experiências agradáveis e inesquecíveis ao usuário.

Como vemos, o papel do arquiteto vai muito além de construção de casas e cidades, envolve sustentabilidade, ergonomia, acessibilidade, economia, conforto e funcionalidade. E por isso é importante buscar profissionais qualificados para atender a demanda necessária.
Até o próximo post!
Comentarios