top of page
Buscar

ARQUITETURA É PARA TODOS?

  • Foto do escritor: Arkie +
    Arkie +
  • 19 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de set. de 2022

Olá! Sejam bem-vindos ao Arkie+ Transforma! Nós escolhemos começar o nosso Blog com este tema polêmico e já temos a nossa resposta: SIM!

A palavra arquitetura se originou a partir do grego arkhitekton, junção dos termos arkhé ("principal") e tékhton ("construtor"). Ela é a arte e a técnica de projetar e organizar uma cidade, uma edificação ou um ambiente de uma construção, com segurança e conforto. E isso é um direito de todos!

Nos dias de hoje, a democratização dos espaços, as questões climáticas, as preocupações ecológicas e o direito a acessibilidade para todos, demonstram cada vez mais o quanto precisamos investir em projetos e planejamento.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e o Instituto Datafolha se uniram para uma pesquisa com o objetivo de entender qual a importância da arquitetura na vida das pessoas.

Dentro da pesquisa, cerca de 70% das pessoas que compõem a população economicamente ativa afirmaram que contratariam os serviços de um arquiteto e urbanista para construções ou reformas. A parcela dos que já contrataram os serviços de arquitetos e urbanistas é de 7% (tão pouco...).

Dos entrevistados, 54% já fizeram reformas ou construções e destes, menos de 15% utilizaram os serviços de um arquiteto ou engenheiro.

As maiores dificuldades ao enfrentar uma obra ou reforma mencionadas pelos entrevistados foram:

1 - Falta de Planejamento, tamanho da obra e orçamento;

2 - Falta de Mão de Obra qualificada e comprometida;

3 - Desperdício na quantidade de materiais.

Está vendo como contratar um profissional habilitado resolveria todas essas questões? As pessoas que, alguma vez contrataram arquitetos e urbanistas, foram solicitadas a avaliar os serviços. A satisfação é expressiva: oito em cada dez declaram-se satisfeitos com o trabalho do profissional de arquitetura e urbanismo.

A principal razão para não contratação dos serviços de arquiteto e urbanista é de natureza financeira (falta de dinheiro, valor alto). Porém, para alguns não houve ou não haverá necessidade de recorrer ao profissional

(fez obra pequena/ simples). Quando informados que o projeto custa algo em torno de 10% do valor total da obra, os participantes da pesquisa disseram que se trata de um valor justo e que pode acarretar economia do valor total desembolsado (UFA!).

Veem como o papel do arquiteto é importante para a sociedade?

Mas como sabemos que a realidade do povo brasileiro é cruel e triste, existem diversos projetos de Arquitetura Social cujo objetivo é conectar a realidade de cada um ao espaço em que vive.

Escritórios e ONGs trabalham para reforma e construção de moradias para a população de baixa renda. Não é fantástico? Hoje em dia é fácil encontrar esses escritórios buscando na própria internet.

E você? Está convencido de que a arquitetura é para todos e para todos os bolsos? Se pensar de forma inteligente e incluir um arquiteto no seu planejamento, com certeza não irá se arrepender!

Ah! E lembre-se de pesquisar e entrevistar o profissional que pretende contratar. Precisa haver conexão e diálogo para que tudo saia conforme o sonho planejado!

Compartilhe esse artigo com as pessoas que você conhece. A busca por uma arquitetura para todos começa na informação!

Nos vemos nos próximos posts!





2 Comments


Mario Lima
Mario Lima
Sep 19, 2022

Como em outras profissões, o brasileiro costuma "deduzir da sua própria cabeça" que tal profissional "é caro e por isso desnecessário". A presença de um especialista sempre traz economia e resultados otimizados !!!!! Adorei o texto !!!!!!!!!!!

Like

adeliasantana
Sep 19, 2022

Parabéns meninas!!!!

Like
bottom of page